Secretariado Diocesano de Liturgia 
 Diocese do Funchal

Subtitle

Partituras

 Partitura do Hino dos 500 anos   Pdf   

 Letra: Irmã Maria da Cruz, osc

Música e orquestração: Pe. ignácio F. Rodrigues

  


Linhas gerais do Projeto Pastoral

1.      Lema ou tema geral: “Diocese, Igreja em Missão”
2.      O objectivo global aponta para a construção de “Comunidades cristãs vivas e apostólicas”.
3.      Dinâmica trinitária do projecto:
3.1.  Primeiro ano (2011/2012): “Deus Pai acolhe e congrega os Seus filhos”. Aponta para uma especial atenção ao acolhimento, à família e às estruturas de participação (Conselho Económico e Conselho Pastoral). Além das actividades paroquiais e arciprestais, no final do ano pastoral haverá uma grande Assembleia Diocesana, a “Festa das Famílias”.
3.2.  Segundo ano (2012/2013): “Jesus Cristo caminha connosco e reparte o Pão.” Aponta para uma especial atenção à Iniciação Cristã, à Eucaristia como centro da vida cristã, à Adoração Eucarística e à renovação das tradicionais Festas do Santíssimo Sacramento e Confrarias. Além das actividades paroquiais e arciprestais, haverá no termo do ano pastoral, uma grande Assembleia Diocesana, dando particular relevo à Solenidade do Corpo de Deus, precedida de um Símpósio ou Congresso Eucarístico. Temos presente que a Madeira e o Porto Santo são as chamadas “Ilhas do Santíssimo Sacramento”.
3.3.  Terceiro ano (2013/2014): “O Espírito Santo cria unidade e envia em missão”. Procura, nestas “Ilhas missionárias”, avivar o sentido da missão, reconhecer o seu passado evangelizador e apostar na nova evangelização, apontando para a renovação das Festas do Espírito Santo e novas propostas de “ir ao encontro de todos”. Temos presente a actividade missionária da Igreja local, a importância da emigração e a necessidade de suscitar novos ministérios e vocações para a missão. Além das actividades paroquiais e arciprestais, haverá a grande Celebração Diocesana das Comemorações dos 500 anos, na proximidade do dia 12 de Junho, data da Bula de criação da Diocese pelo Papa Leão X.
Também para este terceiro ano, está em estudo um projecto de Congresso Internacional sobre História, cultura e espiritualidade nesta primeira Diocese Global, o qual visa aprofundar conhecimentos e chegar a novas descobertas, sobre a vida do arquipélago e da Diocese. Este trabalho está a cargo do historiador madeirense Prof. Doutor José Eduardo Franco, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
Nota: Nestas linhas gerais do projecto pastoral para os próximos três anos, não constam as actividades de âmbito cultural específico, como conferências, publicações, concertos e exposições, que podem vir a assinalar momentos importantes da caminhada das comemorações.
 
Funchal, 02 de Junho de 2011